“Malhação | Seu Lugar no Mundo”

Olá, galera!

Iniciando a semana aqui no Guia, o capítulo de hoje irá falar sobre a nova temporada da novelinha teen “Malhação”, intitulada de “Seu Lugar no Mundo”.

Não sei se vocês também notaram, mas parece que a marca “Malhação” foi deixada em segundo plano. Ela aparece, sutilmente, bem pequena e lá em cima… O que importa aqui parece ser o subtítulo da temporada, que quase nunca ganha destaque. Seria uma tentativa de relançamento da marca?
Porém, somente os fãs mais próximos sabem que várias das temporadas possuem um “sobrenome”. E eu sou um deles MUAHAHAHA Então, fiz uma listinha pra vocês:
Malhação Identidade (2009)
 
 
Malhação Conectados (2011)
 
 
Malhação – Intensa como a Vida (2012)
 
 
Malhação – Casa Cheia (2013)

 

Malhação – Perina Sonhos (2014)
 
 
Pois é… Como vou achar meu lugar no mundo se não acho nem meu carregador de celular?! Aí fica tenso, produção…! (Ba Dum Tsss)
Se bem que acho que o subtítulo dessa temporada deveria ser “Malhação – Nepotismo”. Já repararam quem integra o elenco? Vamos aos nomes!
1) Giulia Costa (filha de Flávia Alessandra);
2) Líviannnnnnn Aragão (filha do Didi No Céu Tem Pão);
3) Nicolas Prattes (namorado de Líviannnnn e genro do Didi No Céu Tem Pão);
Fonte: O Globo
 
 
4) Francisco Vitti (irmão do Rafael Vitti, o Pedro Perina da temporada anterior).
Fonte: GShow
 
 
 
Terminamos essa listagem com a filha do Didi e agregado realmente preparando pães para o Didi então perguntar se no céu tem pão e eles responderem que ali mesmo na bancada tem pão, e sem glúten!! Com uma blusa do Capitão América, que foge um pouco do contexto.
Recebendo a notícia de que os 2 estariam na nova temporada de “Malhação”.. Momento Congela!
 
 
Bem pessoal, brincadeiras à parte, eles têm talento! Terão apenas de ser um pouquinho mais lapidados, mas todos precisam de uma primeira chance e parece que estão com vontade de aprender! Meio caminho andado 😉
A nova leva de capítulos é escrita por Emanuel Jacobina (o mesmo autor da primeira temporada, em 1995) e marca os 20 anos de “Malhação” no ar! Podemos perceber uma drástica mudança da fase anterior para esta. A começar pelos cenários principais, que antes eram uma academia de lutas marciais e uma escola de artes, a saudosa Ribalta. Agora, entram em cena 2 colégios estaduais: Leal Brazil, o mais elitizado e que possui incentivos fiscais o suficiente para ter Juliana Knust e Murilo Rosa como professores, além do Tonha da Lua Marcos Frota como diretor; e, do outro lado da moeda, está o Dom Fernão, o mais precário. Inclusive, esta é a temporada que possui a maior cidade cenográfica já construída para a trama!
Fonte: GShow
Realmente os cenários estão com uma riqueza de detalhes e uma veracidade impressionantes!
Além disso, a mudança nas palhetas de cores é visível! Enquanto a temporada anterior apostava em cores mais vibrantes, esta está mais sóbria, com tons mais escuros.
Temporada 2014
 
 
Atual temporada
 
O enredo vai girar em torno de relações familiares, as mais diversas possíveis. Já começamos a temporada com os alunos se formando e entrando de férias e somos de cara apresentados à família dos irmãos Rodrigo (Nicolas Prattes), João (João Vithor Oliveira) e Lívia (Giulia Costa). João possui uma banda com sua namorada, Ciça (Julia Konrad). É o irmão mais velho e o mais vida loka deles todos. No dia de sua formatura do Ensino Médio, promove um show em frente à sua escola e faz um discurso desabafando por todos os comentários negativos que recebeu quando decidiu largar de mão os estudos para se dedicar à carreira musical. Seu pai, Miguel (Marcello Airoldi), decide dar um corretivo no garoto na frente de todos os alunos, já mostrando o quão frágil é sua relação com seu primogênito.
Nessa vibe!
 
 
Também somos apresentados ao núcleo mais humilde da novela e à família coração bão da mocinha, Luciana (Marina Moschen). É o dia da formatura dela do 9 ano e o colégio é interditado por causa de condições sanitárias irregulares. Com isso, a formatura é transferida para sua casa e todos os colegas dela vão para lá comemorar. Ao fundo, ouve-se “Os travessos”.
Sorria que eu estou te filmaaaaando
 
 
Comida é o que não falta, já que Dona Jura também está nesse núcleo e já garantiu os pastelzinhos e salgados, minha gente boa!
Fonte: EGO
 
 
Como podemos ver na foto acima, ela tem mais um filho além do Lucas Lucco: Luan (Vitor Novello) – que é quem namora Luciana no início da novela – e é o herdeiro preferido de Vanda (Solange Couto). Porém, Uodson (Mozão Lucas Lucco) sempre encoberta as burradas que o irmão faz por conta de ganância e acaba sendo o filho incompreendido pela mãe.
Enquanto isso, a formatura do núcleo mais abastado da novela corre solta, regada a muita curtição, azaração e sucos!
E é na formatura dos alunos do Leal Brazil que João propõe ao irmão uma viagem de férias, com só eles dois em um lugar paradisíaco para esquecerem dos problemas e tudo mais. Então, os garotos embarcam para Arraial do Cabo, no litoral do Rio de Janeiro.
Fonte: Uol
 
 
Ao decidirem escalar uma montanha, algo sai do planejado: a corda de Rodrigo se rompe, ele cai no mar e bate a cabeça numa rocha. E pensamos, das duas, uma: ou ele vai ficar paraplégico ou ele vai morrer. Mas ele é o mocinho, e mocinhos não morrem dãããããã.. Então ele vai ficar paraplégico!
Seu irmão se desespera e sai em busca de socorro, de bombeiros, do Xama o SAMU. Porém, uma chuva super forte chega e ele acaba se desorientando e batendo com o carro em um poste. A partir daí, não sabemos quais dos dois irmãos irá morrer.
Fonte: GShow
 
 
Eis que no capítulo seguinte, sabemos da notícia de que quem partiu dessa para uma melhor foi o João. Tudo o que é bom, dura pouco. Já havíamos nos afeiçoado muito mais a ele do que ao Rodrigo, mas faz parte do ciclo natural da vida, né? E ele vai continuar aparecendo em flashbacks, ao que tudo indica!
Enquanto isso, Rodrigo é socorrido e nem morre, nem fica paraplégico, nem surdo-mudo. Acorda apenas com alumas fraturas. É, ainda é estilo “Malhação”. A morte de João já havia sido punk/cabreira/darssexual o bastante.
2 meses se passam e as aulas retornam! Aí sim somos apresentados de uma forma mais detalhada aos alunos dos colégios estaduais e às suas famílias, mostrando que muitos conflitos ainda estão por vir… Resta ver o modo como serão trabalhados, já que as temporadas anteriores já os abordaram à exaustão.
Também percebemos trocas de olhares entre a mocinha Luciana e  Rodrigo, o que indica que sim, os dois irão se envolver num lance proibido nos próximos capítulos!
Fonte: Uol
 
 
Alguns fatores merecem ser reparados também:
1) A fotografia da temporada está muito bonita! Os takes estão super diversificados e com uma qualidade do nível de “Verdades Secretas”! Merecem a atenção pelo seu esmero e tentativa de diferenciação quanto às fases anteriores.
2) Enfim os alunos têm uniformes!!! Ôôôô Glória!!!! Quando era menor, ficava triste por não estudar em uma escola onde pudesse ir com roupa diferente todos os dias! Agora tudo está certo, todos uniformizados e sem causar inveja nos telespectadores;
Fonte: Uol

 

 
 
3)Os atores, enfim, têm cara de Ensino Médio! Não aguentava aquelas temporadas anteriores onde verdadeiros cavalos e potrancas se faziam passar por novinhos do 2 ano… Não dava! Não é verossímil! Agora tudo está em seus eixos (eixos uniformizados, diga-se de passagem muahaha);
4) O Lucas Lucco, ao contrário do que muitos pensavam (inclusive eu), está mandando super bem na pele de Uodson! Impressiona com sua naturalidade e está fazendo bonito! “Uh, vai vendo”!
5) A trilha sonora está super caprichada! Tem Raimundos, Skank, Nego do Borel, Projota, Fresno, CPM 22, Onze:20, Ney Matogrosso, NX Zero, O Rappa, Pitty, Metric, Jason Mraz, Alanis Morissete… Só sucessos!! Por falar em Raimundos, é de responsabilidade deles a música de abertura da temporada! Eles se apropriaram da música “Meu Lugar”, de Arlindo Cruz, e produziram a contagiante “Vida Inteira”!
A temporada está muito legal e bem fluida! As histórias estão super cativantes e mais realistas, conseguindo levar o público para dentro da trama. Vale a pena conferir!
O grande destaque fica por conta da direção apurada e muito feliz de Leonardo Nogueira, que merece todos os méritos possíveis por conseguir traduzir o universo adolescente através de imagens tão sofisticadas e belas!
“Malhação – Seu Lugar no Mundo” vai ao ar de segunda à sexta, às 17:45, na Globo!
É isso, pessoal! Espero que tenham curtido mais esse capítulo!
Abração e quinta tem mais!! o/
 
 
 

O maior noveleiro que você respeita. Tem 22 anos, é canceriano e cursa Estudos de Mídia, na UFF. Televisão, fotografia e livros estão entre suas maiores paixões - junto com farofa e empada, claro. Já foi professor de inglês, participou de um concurso de roteiristas para o G Show e, atualmente, também escreve para o #MUSEUdeMEMES (believe, it’s true <3).

Posts relacionados

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.