“Riverdale” – os clichês que deram certo

Série nova – e adolescente/jovem – na área! Uhul! Estamos falando de “Riverdale“, e olha, ela chegou causando uma boa impressão na maioria das pessoas. Não sei se pelo fato de estarmos carentes de séries deste tipo… Mas um fato é: Riverdale reúne diversos clichês como acontecimentos e personagens que já estamos acostumados a ver, mas que gostamos.

Ela é a prova de que clichês são clichês por um motivo… Quando bem executados, eles funcionam e ninguém resiste!

Ao invés de falar sobre o primeiro episódio e apresentar os personagens, vamos fazer algo mais interessante! Hora de debater os clichês da série, baseados no episódio de estreia! E perceber semelhanças com séries como “Pretty Little Liars”, “Gossip Girl”, “90210”, “Scream”, “Faking It”, “Glee”, entre outras! E se você assistia “Zack e Cody: Gêmeos em Ação”, na Disney, vai reconhecer um dos gêmeos, mais dark e nerd, no personagem de Jughead! Que, aliás, narra o início e o final dos episódios, baseado no romance que ele está escrevendo sobre o fatídico dia em que tudo mudou em Riverdale.

– Cidade Pequena e Seus Segredos


Riverdale é o nome da cidadezinha onde a trama se passa. Ela tem aqueles elementos típicos, todo mundo se conhece e tem algum passado secreto, segredos, intrigas, fofocas, mistérios. E, claro, o fato de parecer que o vilarejo apenas conta com um colégio e uma lanchonete, locais que acabam sendo o ‘point’ para os encontrinhos. Mas, além da lanchonete, o rio Sweetwater também parece estar sempre frequentado por quem quer privacidade. Ah, se essas águas falassem!

Que série não tem uma cidadezinha pequena e misteriosa pra chamar de sua?

– Escola Americana e Todo o Seu Drama

Como parece só ter uma escola, é claro que todos do núcleo jovem frequentam e se cruzam por lá. Os protagonistas estão no 2º ano do ensino médio, mas o foco não são as aulas em si e sim as atividades extracurriculares. Se o seu pensamento foi futebol americano e líderes de torcida, você acertou! Não temos um coral, como em “Glee”, mas o ruivinho Archie encontrou seu amor em compor músicas, então dá pra perceber que esta também vai ser uma pegada da série. Ah, e temos Josie e as gatinhas, versão 2017, cantando no seriado também!

– Jovens Padrões

O cast dessa série poderia participar facilmente dos realities da MTV! Pessoas bonitas, magras, saradas e dentro dos padrões estéticos definidos em nossa sociedade… Nada novo sob o sol e um aspecto presente em grande parte de produtos audiovisuais.

Ainda sobre os personagens e a escola, vamos às definições clichêzonas do que encontramos:

  •  futebol americano e canto, vistos como opostos mas tendo Archie envolvido nos dois mundos. Preciso citar o Finn, de “Glee”, ou até mesmo dizer que ele sofre de Síndrome de Troy Bolton High School Musical?;
  • líderes de torcida, tendo a bitch Cheryl como capitã e a quietinha e ingênua Betty sonhando em participar, mas vivendo com medo. Porém, uma coisa ela tem que temer mesmo: aquela mãe louca e controladora gente, alguém pare aquela mulher chata!;
  • a bitch Cheryl, citada anteriormente, tem como passatempo favorito a prática do bullying. Ela adora atormentar todos ao seu redor, em especial aqueles meio ‘moscas mortas’, como Betty. Mas, com a chegada de Veronica, teremos um embate ente a bitch ‘do mal’ e a bitch ‘do bem e em redenção’. Like fire and raaaain – como Demi Lovato e Joe Jonas já cantarolavam;
  • aluno e professora tendo um caso, ou apenas um sexo casual mesmo… Archie se apaixonou pela professora Geraldine Grundy, durante o verão. Mas a moça quer fingir que nada aconteceu;
  • GBF ou Gay Best Friend. Aquele amigão gay que todo mundo ama e quer ter. No caso da série, ele é Kevin e é bff de Betty.

 

Aluno e professor, pode? Esse fusquinha que o diga!

 

Você escolhe: momento Brittany e Santana, de “Glee”, ou Karma e Amy, de “Faking It”?

– Triângulo Amoroso e Amizade Colorida

Se você achou que o tempero especial chamado ‘triângulo amoroso’ ficaria de fora desta série, você se enganou! Betty e Archie sempre foram os melhores amigos… Mas as pessoas crescem e os sentimentos muitas vezes mudam também, que foi o que aconteceu com Betty. Ela se apaixonou pelo gato e como podemos julgar? Além do sentimento não ser recíproco, assim que avistou Veronica (a mais nova moradora de Riverdale), Archie viu tudo em câmera lenta e a química entre os dois transpareceu. Ok que rolou beijo já, mas será que algo a mais vai rolar, mesmo eles sendo amigos de Betty?

– Irmãos Próximos


A relação mais clichê e real entre irmãos é a de amor e ódio, correto? Bom, mas também não é a primeira vez que vemos irmãos próximos, nutrindo certa obsessão pelo outro. E, nesse quesito, os irmão Blossom preenchem a vaga perfeitamente! Aliás, eles fazem parte do mistério oficial que a série gira em torno. Jason e Cheryl foram fazer um passeio de barco, no dia 4 de Julho data celebrada pela cultura americana, e foi onde tudo mudou. Jason foi morto e seu corpo foi encontrado um bom tempo depois, com um tiro na cabeça.

Que cena mais linda, será que eu estou atrapalhando o casalzinho de irmãos aí?

Finalizando a listinha de clichês, vocês acrescentariam mais algum? Bom, os roteiristas construíram uma narrativa interessante e instigante, que prende o telespectador. Sobre o mistério, o que mais aconteceu nesse 4 de Julho – o fatídico dia que mudou a cidade de Riverdale?

  • Bônus: A personagem Veronica Lodge chegou chegando na cidade e tem tudo pra ser a favorita dos fãs! Ela é uma mistura de Balir Waldorf (“GG”) e Noah (“Scream”), com um lado confiante, ‘bitch’, estilosa e de garota riquinha, mas também sendo bem geek, sempre se referindo a filmes e personalidades e fazendo trocadilhos.
Ah, e vocês sabem a melhor parte? Essa moça se chama Camila Mendes e é filha de brasileiros!
Vamos torcer para “Riverdale” continuar no mesmo ritmo de sua estreia e conquistar de vez nossos corações – dando um banhos de clichês que amamos amar, mas também trazendo elementos que nos surpreendam! A série é exibida no Brasil, pelo canal Warner, às segundas, 21:40h!

Viver a vida com simpatia e bom humor é meu lema. Tenho 23 anos, amo cultura pop, sou viciada em séries, realities e sorvete. Leonina com os dois pés em peixes, sou muito emotiva sim. Quem quiser conhecer mais, só vem @ranycamara

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.